25 de fevereiro de 2008

Porto de Mós

Mais aqui, como de costume, e mais volumes puros debaixo da luz do Sol, desta vez versão Disneylandia medieval.

21 de fevereiro de 2008

numa nota mais alegre


Já cá estão fotos da cozinha de Alcobaça, que é daquelas coisas que agrada a gregos e a troianos, i.e. a modernistas e classicistas ao mesmo tempo. Uns vêem a coisa depurada, funcionalista, essencial; outros vêem tudo isso organizado e desenhado de forma pictoresca.

uma manhã na polícia

para pedir um documento. Aliás, um número, que me permitirá ir buscar um documento. No primeiro sítio a que fui, a esquadra era uma casa do séc. XIX, sem um único aquecimento, uma "sala de espera" aberta à rua, o que já foram estuques nos tectos a cair, e o que já foi um soalho de madeira coberto com um linóleo a imitar tacos. No segundo sítio, o comando metropolitano, o edifício era mais antigo, e tinha sido alvo de uma recuperação "à arquitecto", com caixilharias em ferro, paredes de pedra expostas, e salas sem luz.
À entrada, dou o meu nome. O agente começa-se a rir de troça. "Na minha terra, isso é onde comem os porcos". Já sei, mas o que é que se pode fazer, já nasci Gamelas. "Pois, pois. Venha comigo até à Emilinha". Entro na sala da Emilinha, que está ao computador e onde estão mais quatro agentes, também ao computador, todos de casaco, e um quinto a uma mesa cheia de papéis. Outro agente, diz-me que entre e espere. Mas não há cadeiras, nem espaço, por isso fico ali à espera ao lado do pessoal a trabalhar. Finalmente dou o número do processo, para conseguir o documento. "Venha cá amanhã à tarde".

O que vale é que a maior parte dos polícias era simpática e prestável. Quanto a mim sabem bem que o sistema e o edifício são idiotas e disfuncionais, mas fazem o melhor possível dadas as circunstâncias. E isto para pedir um documento, se fosse uma coisa séria...

18 de fevereiro de 2008

mais diversão

Encontro na net esta página com fotos de casas que parecem objectos. Fantástica mesmo, é a secção, aqui dedicada ao SM, de casas ao contrário!

11 de fevereiro de 2008

10 Março



Ponho os pés em Nova Iorque, se tudo correr bem.
Até breve!
E agora, tenho que postar umas jóias da arquitectura por aqui e no flickr, umas delas conhecidas e outra não: O mosteiro e a cozinha de Alcobaça, o castelo de Porto de Mós, a capela das Brancas, e a casa das estátuas a caminho da Nazaré. Ah pois é!

7 de fevereiro de 2008

América


Cá vou eu. Daqui a 3 ou 4 semanas.

6 de fevereiro de 2008

adormecido

anda o blog, que eu estou cheio de trabalho. Por isso quero lá saber da Hillary e do Obama, do director da PJ, dos projectos do Sócrates que a minha mãe queria chumbar, da Guarda cada vez mais escaqueirada, do telhado de Covas que mete água e da idiota da minha inquilina do Porto que não deixa que lhe arranje o telhado dela. E ainda alimenta pombas. Por isso, fico em casa a ouvir o Benny Goodman com o Slam Stewart.
E pus mais fotos no álbum, desta vez das termas abandonadas de Sortelha, que não seria o edifício mais bonito de sempre mas deu umas ruínas belíssimas.